As publicações por meio de post e vídeos feitas pelo prefeito Rodrigo Manga na internet por meio de suas redes sociais, criticada por alguns setores da sociedade, merece avaliação sobre o seu impacto na sociedade, independente do gostar ou não gostar, considerando parcela da população inclusa na geração Y, Z e Alfa, e não é adepta da leitura formal e o formato de comunicação da mídia tradicional.
Último levantamento de audiência realizado neste ano por um dos maiores institutos de pesquisa do país sobre a amostragem de audiência do rádio em Sorocaba aponta que este veículo de comunicação perdeu mais da metade de sua audiência nas últimas duas décadas quando comparado ao período 2.000 a 2007, em que picos de audiência no horário nobre do rádio entre 06 da manhã e 12 horas registrava média de 38 mil ouvintes por minutos.
Outro dado importante revelado por esta pesquisa interna contratada por alguns veículos de comunicação de Sorocaba aponta que apesar de ostentar ter o primeiro lugar de audiência no horário nobre do rádio, os veículos que transmitem programas no formato jornalístico registrou a quarta e quinta audiência no levantamento, perdendo as primeiras pontuações para emissoras musicais que apresentam as chamadas pílulas informativas.
As causas deste fenômeno e suas consequências merecem um estudo amplo, entretanto outros levantamentos apontam que a internet por meio das redes sociais abriga estes públicos que de ouvintes se transformaram em seguidores destas plataformas e uma grande parcela pouca afinidade tiveram com veículos tradicionais de comunicação por terem nascido dentro da denominada era digital. Há que se considerar este cenário é com este público que se comunica o prefeito Rodrigo Manga; não desprestigiando os modelos tradicionais de comunicação (Rádio, Jornal e TV) que abriga outra parcela da população cinquenta mais a melhor ou terceira idade.
A força da internet é tamanha que esta pesquisa interna dos veículos de comunicação de Sorocaba, detectou o crescimento de audiência das rádios webs, que em alguns casos registram pontos de audiência maior que das rádios tradicionais locais, abaixo da quinta colocação; entretanto o que há de se considerar nesta explanação é que todas as mídias utilizadas são importantes dentro do processo de comunicação Integrada. Uma professora da minha pôs dizia. Não despreze o 'jornalzinho de bairro' e o distribuído no chão da fábrica, todos os formatos são importantes para que a informação chegue ao seu público alvo.
Na conclusão desta análise a que estar atento o chefe do executivo sorocabano para que este formato de comunicação obedeça aos fundamentos básicos da comunicação social, mesmo que em determinados momentos estas publicações possam beirar querer chegar a linha extrema, a valia é que todas as camadas da sociedade tenham acesso à informação.
Tenho dito!!!!