A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, opera esquema especial de operação do trânsito e transporte público, para atender o público que for aos cemitérios da cidade, em decorrência do feriado de Finados, celebrado no sábado (2).
As interdições de vias, próximo aos cemitérios Santo Antônio (Wanel Ville) e Consolação (Vila Haro), tiveram início ao meio-dia desta sexta-feira (1). Da mesma forma, para garantir a segurança dos visitantes, haverá fechamento temporário de ruas nas proximidades dos cemitérios da Saudade (Vila Carvalho) e Memorial Park (Júlio de Mesquita Filho), mas a partir das 6h de sábado. A normalização das vias ocorrerá a partir das 18h de sábado.
No Cemitério Santo Antônio, as restrições ao tráfego de veículos ocorrem na Rua Luiz Gabriotti, entre a Av. Pedro Bifano até a Rua José Antunes; na Rua José Antunes com a Rua Jossei Toda e na Rua Catarina Carrasco Aguilar com a Rua Neyde de Barros Lungwitz.
Por sua vez, as medidas restritivas nos arredores do Cemitério da Consolação contemplam: interdições da Rua Alcindo Guanabara, entre as ruas José do Patrocínio e Rangel Pestana; cruzamento da Rua Alcindo Guanabara com a Viela da Consolação; da Rua Alcindo Guanabara com acesso à Rua Estácio de Sá e interdição da Praça do Viajante, com reserva de vagas para as pessoas com mobilidade reduzida.
No Cemitério da Saudade, haverá a interdição da Praça Pedro de Toledo, no sentido Centro/Bairro, entre a Rua Comendador Hermelino Matarazzo e a Rua Comendador Oeterer. O retorno existente no local estará fechado.
Em frente ao Cemitério Memorial Park, será feito o fechamento da Rua Comendador Vicente do Amaral. O trecho entre a rua Artidoro Mascarenhas e o acesso à Rua Nilva Zilá Silvati Viana terá sentido único, Centro/Bairro, ao passo que entre a Rua Comendador Vicente do Amaral e o acesso à Rua Nilva Zilá Silvati Viana, terá acesso restrito no sentido Bairro/Centro.
Tanto no Cemitério Pax (Árvore Grande) como em Aparecidinha, a Semob realizará o monitoramento por meio de agentes de trânsito. Caso necessário, diante de aumento da demanda de visitantes, não está descartada intervenção no fluxo de veículos nos arredores, caso necessário.