
Com o segundo semestre de 2025 avançando e o clima seco, a preocupação com a escassez de água e a possibilidade de racionamento em Sorocaba volta à tona. Em entrevista exclusiva ao Portal RMS News, Glauco Fogaça, diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba, tranquilizou a população, afirmando que não há motivo para alarmes quanto à falta d’água.
De acordo com Fogaça, o sistema de abastecimento da cidade está em boa situação, com os principais mananciais de Sorocaba apresentando níveis satisfatórios. "A represa de Itupararanga, que é nossa maior fonte de abastecimento, está com 70% da sua capacidade. A Castelinho e a Ipaneminha também estão com 90% de seus volumes", explicou. Com esses índices, o diretor descartou a possibilidade de racionamento de água para este ano.
Apesar da boa situação dos mananciais, Fogaça alertou para a importância de a população manter hábitos sustentáveis e economizar água, especialmente durante períodos de estiagem. “Com o tempo seco e a ausência de chuva, o ideal é que todos colaborem para reduzir o consumo de água. Banhos mais curtos, evitar lavar calçadas e reduzir o desperdício são atitudes simples, mas que podem fazer uma grande diferença”, destacou.
A entrevista deixou claro que, embora Sorocaba não enfrente problemas iminentes de racionamento, é crucial que a população continue a se conscientizar sobre a importância do uso responsável da água, um recurso vital, principalmente em períodos de seca.
PODCAST