noticias790 Seja bem vindo ao nosso site RMS NEWS !

Reportagem Especial

Maio Amarelo mobiliza forças de segurança e mobilidade para reduzir mortes no trânsito em Sorocaba

Campanha reúne Prefeitura, polícias, Bombeiros, Detran e BRT em ações integradas de educação, fiscalização e conscientização nas avenidas Ipanema e Itavuvu

Publicada em 04/05/26 às 21:52h

RMS NEWS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Maio Amarelo mobiliza forças de segurança e mobilidade para reduzir mortes no trânsito em Sorocaba  Compartilhar a noticia Maio Amarelo mobiliza forças de segurança e mobilidade para reduzir mortes no trânsito em Sorocaba  Compartilhar a noticia Maio Amarelo mobiliza forças de segurança e mobilidade para reduzir mortes no trânsito em Sorocaba

Link da Notícia:


A Prefeitura de Sorocaba lançou nesta segunda-feira (4) a campanha Maio Amarelo 2026 com um plano integrado de ações educativas e de fiscalização voltadas à redução de acidentes e mortes no trânsito. O evento ocorreu no cruzamento das avenidas Ipanema e Itavuvu, na Zona Norte, região que concentra um dos maiores índices de acidentes da cidade.

A campanha, coordenada pela Secretaria de Mobilidade (Semob), reúne forças de segurança pública, órgãos de trânsito e concessionárias de transporte em uma atuação conjunta considerada inédita no município. Participam da iniciativa a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Detran-SP, Urbes, BRT Sorocaba e CCR Sorocabana.

Segundo o tenente-coronel Rodrigo Pezato, comandante do 55º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), o objetivo é intensificar a integração entre os órgãos para mudar o cenário da violência viária em Sorocaba.

“Estamos reunidos com a CEMOB, Guarda Municipal, Prefeitura, Detran, Polícia Rodoviária e concessionárias para tentar realmente mudar o cenário de Sorocaba”, afirmou.

O delegado Acácio Aparecido Leite, do 8º Distrito Policial, destacou que a cidade figura entre os municípios paulistas com maior número de mortes no trânsito.

“É uma colocação da qual não nos orgulhamos. Precisamos gerar consciência e mostrar que a vida é mais importante do que chegar rápido”, disse.

Dados do Infosiga e do Detran-SP apontam que Sorocaba registrou 1.857 acidentes de trânsito em 2025, com 115 mortes. Em 2024, foram 2.491 acidentes e 132 óbitos. Os motociclistas representam o grupo mais vulnerável, envolvidos em 44,6% das ocorrências.

O agente de trânsito Alex de Góis, da equipe de Educação para o Trânsito da Semob, informou que a programação contará com cerca de 50 ações ao longo do mês, incluindo palestras em escolas e empresas, campanhas sobre o uso do celular ao volante, conscientização de motociclistas e treinamento de motoristas do transporte coletivo.

O diretor de relações institucionais do BRT Sorocaba, Gustavo Barata, afirmou que a concessionária ampliará o treinamento dos condutores e ações educativas junto aos usuários.

“O corredor do BRT é exclusivo e precisa permanecer seguro. Vamos reforçar treinamentos e campanhas para reduzir significativamente os acidentes”, declarou.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Sorocaba, tenente Herik Andrade, alertou que grande parte das ocorrências atendidas pela corporação envolve acidentes de trânsito.

“Muitas mortes poderiam ser evitadas com atitudes simples, como não usar celular ao dirigir, evitar álcool e respeitar os limites físicos do motorista”, afirmou.

Já o comandante-geral da GCM, Davi Dutra, disse que o foco principal da campanha será a prevenção.

“A orientação é o melhor caminho. Vamos intensificar ações integradas nos pontos com maior índice de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas”, afirmou.

Durante o lançamento, agentes da Semob e do Detran-SP realizaram ações educativas sobre travessia segura, respeito à faixa de pedestres, riscos do uso do celular ao volante e consumo de álcool antes de dirigir. Cerca de 200 pessoas foram abordadas.

As avenidas Ipanema e Itavuvu foram escolhidas para a abertura da campanha por concentrarem grande fluxo de veículos e elevado número de acidentes fatais, especialmente na Zona Norte de Sorocaba.

Além das atividades educativas, o plano prevê blitze, operações de fiscalização de alcoolemia, monitoramento por câmeras e reforço no patrulhamento em corredores viários e acessos às rodovias.

Segundo o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, esta será “a maior campanha Maio Amarelo já realizada em Sorocaba”, com ações coordenadas de prevenção, fiscalização e conscientização ao longo de todo o mês.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (15)99706-4961

Copyright (c) 2026 - RMS NEWS - Jornalismo Profissional para você conectado na Internet
Converse conosco pelo Whatsapp!