A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov) e da Secretaria de Comunicação (Secom), realizou, nesta terça-feira (29), a 32ª edição do “Mutirão de Empregos Sorocaba”. O evento, que reuniu 3 mil vagas de trabalho, aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), localizado no Jardim Santa Cecília, Zona Norte da cidade, e contou com o retorno do quadro “O Contratado”, em que o participante já sai empregado do local.
Essa edição especial do mutirão reuniu mais de 50 empresas e agências de recrutamento e seleção, com seus proprietários e responsáveis pelo setor de Recursos Humanos, para selecionar e contratar, na hora, quem se destacasse durante as entrevistas no mutirão. Além disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Escola Técnica Estadual Fernando Prestes (ETEC), participaram com a oferta de cursos de qualificação.
“O Mutirão de Empregos é um sucesso em Sorocaba, prova disso é que a iniciativa saiu da esfera municipal e virou regional, com a participação de pessoas de cidades vizinhas que buscam oportunidades de emprego. Hoje, contamos com diversas empresas parceiras, que oferecem vagas de emprego em diferentes segmentos e garantem empregabilidade”, relatou o prefeito Rodrigo Manga.
No quadro “O Contratado”, as empresas participantes apresentam as vagas de emprego abertas e lançam o desafio aos candidatos, perguntando: quem gostaria de ser contratado(a)? Os participantes, então, sobem ao palco e ficam, frente a frente, com os empregadores e, em 30 segundos, devem se apresentar, falar sobre seu perfil e porque a empresa deve contratá-los. Após essa entrevista “ao vivo”, os empresários e dirigentes analisam os participantes e anunciam, na hora, o nome do candidato selecionado e a devolutiva: “você está contratado(a)”.
Esse foi o caso de Gabriel Ribeiro de Souza, de 29 anos, que procurava por uma oportunidade há três meses e saiu do mutirão empregado na função de auxiliar de vendas, após se destacar na entrevista ao vivo. “O programa foi além do que eu esperava. Vim em busca de um emprego e, quando apareceu a vaga para vendas, soube que seria uma boa ideia, pois tenho experiência em hotelaria e me identifico com as funções da parte de vendas”, disse.
Jéssica Camila Barros Silva, de 33 anos, estava desempregada há mais de quatro anos e também saiu do Mutirão com vaga garantida. A munícipe foi contratada como empacotadora, com início já na próxima segunda-feira (4). “Eu não ia participar, mas ainda bem que minha amiga insistiu e fiz a inscrição. Vim aberta para qualquer oportunidade e quando ouvi sobre a vaga, já me candidatei”, destacou Jéssica, após a notícia de que era a escolhida.
“O programa foi criado pela atual Gestão com o objetivo de ser um facilitador na busca por uma oportunidade de trabalho. É importante lembrar que todas as vagas são importantes, pois, a parceria com agências de recrutamento e seleção, empresas e o próprio Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), oferta, também, empregos que proporcionam o crescimento do contratado dentro da própria companhia”, ressaltou o secretário da Sert, Luiz Carlos Siqueira Franchim.
O evento contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Bruno Santana; do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e do vereador, Luís Santos.
A próxima edição do mutirão será no dia 26 de novembro, a partir das 9h, também no Parque Tecnológico de Sorocaba.