No Brasil, a preocupação com planejamento estratégico entre empresários tem crescido, mas ainda apresenta desafios, especialmente em pequenas e médias empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2023, apenas cerca de 48% dos empresários brasileiros afirmam dedicar atenção ao planejamento estratégico, seja na elaboração ou revisão anual das metas. Entre as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), esse percentual é ainda menor, cerca de 30% afirmam realizar planejamento estratégico de forma contínua.
Um levantamento realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) revelou que 61% dos empresários no Brasil enfrentam dificuldades com a implementação de estratégias de longo prazo, principalmente devido às incertezas econômicas, falta de conhecimento sobre metodologias de planejamento e pressão por resultados imediatos.
Pensando nisso, a Regional Sorocaba do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) promoveu, no dia 19 de novembro, um encontro com cerca de 50 empresários para debater o tema. Realizado no auditório da Escola Senai “Luiz Pagliato”, na Zona Norte de Sorocaba, o evento contou a participação de três consultores empresariais especializados nas metodologias Scaling Up e Metronomics.
De acordo com o consultor Marcello Peterutto, um dos principais objetivos de qualquer empresário ou CEO é aumentar o valor da empresa. “Um líder empresarial tem quatro principais funções: definir o caminho que a empresa deve seguir, formar e alinhar a equipe, alocar recursos humanos e de capital e transformar planos em realidade”, explicou.
De acordo com o especialista, um dos métodos de gestão para as empresas expandirem e crescerem negócios é o Scaling Up (Escalabilidade). “Essa metodologia é inspirada no livro de Verne Harnish, que compilou os melhores conceitos e modelos de gestão. Ela permite que uma organização lide com o crescimento rápido, mantendo a estrutura e a eficácia operacional, visando o sucesso a longo prazo”, destacou.
No encontro, Nicholas Reade, sócio da RRBA Business Advisory, orientou os empresários a respeito dos principais elementos do planejamento. “No planejamento de uma empresa devemos levar em consideração cinco elementos: clientes, canais, concorrentes, fornecedores e parceiros”, disse.
Reade apresentou dois casos de sucesso: “A empresa Natura é exemplo de crescimento exponencial. Ao alinhar seu modelo de negócios aos valores de seus principais clientes, a estratégia da empresa não somente a diferenciou em um mercado competitivo como conquistou a lealdade dos clientes e o crescimento da marca. Já no caso da empresa farmacêutica EMS, ela se posicionou como um provedor-chave no mercado de medicamentos genéricos, reforçando seu compromisso de tornar a saúde acessível a uma população mais ampla, estabelecendo-se como um provedor confiável”, destacou.
Em seguida, o consultor Carlos Reis abordou a importância do alinhamento do trabalho em equipe para a boa execução do planejamento. “É necessário que todos estejam alinhados e na mesma página. Por essa razão, as lideranças devem fazer reuniões diárias táticas, semanais para estabelecer prioridades, mensais para assuntos mais relevantes e trimestrais para rever o planejamento e alinhar o foco, cada qual com finalidades e tempo bem estabelecidos”, completou.
Outro tema abordado no evento foi a respeito da Jornada da Descarbonização, uma iniciativa do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que visa apoiar empresas, indústrias e organizações a reduzir suas emissões de carbono, contribuindo para a sustentabilidade. “A jornada busca fornecer uma abordagem prática, orientada para a implementação de soluções que permitam a descarbonização das atividades industriais. A metodologia está dividida em quatro etapas que incluem: Diagnóstico e avaliação de emissões, Capacitação e conscientização, Plano de Ação e Monitoramento e acompanhamento. Esse programa reflete o compromisso do Senai em incentivar as indústrias para a transição para uma economia mais verde, alinhada às metas globais de descarbonização”, disse.
Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a reunião foi decisiva, tendo em vista que os temas abordados são fundamentais para as empresas se prepararem para o futuro. “Tivemos temas muito relevantes para o momento atual. O programa Jornada da Descarbonização do Senai é muito relevante porque o Brasil tem potencial para se tornar um grande exportador de energia para o mundo com o desenvolvimento do hidrogênio verde. Já a aula sobre planejamento estratégico que recebemos dos nossos convidados nos mostrou que todo empresário ou líder precisa ter um mentor que irá guiar a equipe de liderança para aplicar uma metodologia de planejamento e facilitar o processo de equilibrar os quatro pilares que sustentam uma empresa: pessoas, estratégia, execução e caixa”, concluiu Syllos.